A coleção já está pronta e você precisa mostrar para os clientes o conceito por trás da criação? Para isso, não basta apenas um ensaio fotográfico, muito menos, um catálogo comercial.
Um editorial de moda é a solução para explicar as referências e ideias por detrás das novas peças. Saiba, então, como prepará-lo adequadamente e, assim, tornar a nova coleção um sucesso!
Editorial de Moda – o que é
Antes mesmo de compreender o que ele é, é importante saber o que ele não é: editorial de moda não é catálogo de peças, fotos avulsas ou álbum de fotografias.
Editorial de moda é uma produção fotográfica que alinha todas as informações referentes a uma coleção ou tema específico. Ele conta uma história, atraindo os expectadores para dentro daquele universo.
Assim, se uma marca desenvolve novas peças para a temporada de Primavera / Verão, pode criar um editorial com todos os elementos que compõem o conceito.
Além de utilizar as próprias produções, deve buscar parcerias com outras empresas de produtos complementares, fazendo com que a ideia seja melhor apresentada.
É possível, ainda, criar editoriais de moda com uma temática central e convidar diversas marcas para compor o ensaio, além de apresentar o desenvolvimento da coleção.
Por exemplo, uma revista de moda pode elaborar um editorial sobre lingerie jovem e convidar empresas diferentes para participação no projeto fotográfico.
Passo a passo para fazer um editorial de moda profissional
A elaboração e execução de um editorial precisa de planejamento – afinal, são várias etapas a serem cumpridas. Com atenção aos detalhes, dá para fazer um ensaio bem alinhado e com muita informação de moda.
Confira, assim, o passo a passo para criação de um editorial:
1 – Eleja um tema
O que o editorial deve comunicar? Mais do que produtos, ele precisa contar uma história e envolver as pessoas naquele universo. Por isso, escolha o tema e se aprofunde sobre ele.
Uma calcinha preta básica de uso diário já tem uma certa representação no imaginário coletivo. Ela é vista como um elemento comum e de moda prática. Mas, inserida em um editorial de temática noir, por exemplo, pode ganhar outras conotações e ser valorizada pelas clientes.
Tratando-se de peças inovadoras e criativas, o editorial tem papel ainda mais marcante. Ele servirá como uma “explicação” sobre o contexto em que elas foram desenvolvidas.
2 – Organize a execução
O que é necessário para executar o projeto? Reúna todos os recursos para que o editorial possa ser feito o mais completo possível. Veja alguns elementos indispensáveis:
Cenário: onde e quando as fotos serão tiradas? Encontre o espaço que melhor represente o tema do editorial e o prepare com iluminação e elementos adequados.
Figurino: não pense somente nas suas próprias criações. Busque parcerias para montar looks completos e, assim, formar um figurino bem representativo: calçados, colares, bolsas, chapéus, meias e tudo o mais que possa harmonizar com o tema.
Penteado / maquiagem: produza os modelos fotográficos de acordo com a temática trabalhada. Capriche!
Fotografia: toda a produção pode ir por água abaixo se a fotografia não for feita da maneira adequada. Por isso, trabalhe com fotógrafos de qualidade para ter um resultado perfeito.
Além de tudo isso, priorize a contratação de profissionais para as diferentes áreas envolvidas no editorial. São eles:
- Produtor de moda
- Fotógrafo
- Editor de fotografias
- Styling
- Cabeleireiro
- Maquiador
- Modelos
3 – Siga um plano, mas deixe espaço para a criatividade
No dia da produção do editorial de moda, você deve ter em mente tudo o que espera do projeto.
Para isso, crie um plano ou roteiro com a quantidade de looks, fotos, cenas e cenários, além de tempo a ser trabalhado e resultado que espera de cada um dos profissionais.
Detalhe ao máximo possível tudo o que espera do editorial ao fim do dia de trabalho. Porém, deixe que a criatividade flua durante o processo e permita que os profissionais envolvidos explorem ao máximo as suas habilidades.
Além disso, nem tudo acontece exatamente da maneira como gostaríamos ou planejamos, não é verdade? Tenha espaços para imprevistos e inovações durante a execução do roteiro. Isso pode ser, aliás, o diferencial do plano.
O resultado do projeto vai entregar, então, um editorial de moda completo e com vários elementos criativos e únicos.
Dicas para fazer um editoral de moda
As grandes revistas e marcas de moda já estão habituadas com os ensaios fotográficos conceituais. Se você quer profissionalizar a imagem dos seus produtos e divulgar a essência das criações, pode elaborar um editorial de moda como elas, mesmo que com poucos recursos.
Como vimos, o processo precisa ser pensado o quanto for possível para entregar um resultado bem bacana.
Além do passo a passo, veja como criar um editorial de moda com dicas bem práticas:
- Fuja de elementos comuns e busque referências em lugares diferentes. A moda pode ser muito mais do que apenas “bonita” ou “comercial”. Para passar o conceito da coleção, vá fundo no tema e explore representações inusitadas;
- Desenvolva o tema do editorial, mas lembre-se de deixar a essência da sua marca em todo o processo. Para isso, recorra à identidade visual da empresa e explore elementos que sejam facilmente identificados pelos clientes e público-alvo;
- Divulgue! Um editorial de moda precisa aparecer para o mundo; assim, antes mesmo de começar a produção, pense em quais canais ele será divulgado. Feito isto, adapte-o para os diferentes meios: revistas, impressão, internet, etc. Com o trabalho pronto, faça o ensaio circular o máximo possível.
O editorial é uma importante ferramenta para as marcas de moda. Sejam elas grandes, médias ou pequenas, é este material que explicará o conceito da coleção ou de algum tema especialmente escolhido pela empresa.
Mais do que um simples ensaio fotográfico, ele tem a função de levar a essência da marca para seu público-alvo e trazê-los para dentro da temática abordada.
Preferencialmente, deve ser feito com profissionais e seguir um roteiro definido. Porém, também pode ser produzido utilizando bastante criatividade e poucos recursos.
Você já produziu ou deseja produzir algum editorial de moda? Compartilhe suas experiências!