Uma das grandes dificuldades para quem quer abrir empresa no segmento de moda íntima é escolher o nome da loja de lingerie.
Muitos empreendedores não imaginam a força que a marca tem na hora de posicionar o negócio no mercado. Assim, acabam fazendo escolhas baseadas apenas em análises pessoais da situação.
Mas, é preciso ter um olhar profissional ao escolher o nome para a loja de lingerie. Veja, então, como fazer a escolha certa para a sua empresa de Moda. Confira!
A escolha do nome da loja de lingerie deve obedecer a uma série de atributos, além de refletir as emoções e experiências que um negócio procura transmitir ao seu público.
Assim como o design é associado à identidade visual da sua empresa, o nome representa sua originalidade verbal.
Quer saber mais sobre como escolher um bom nome para sua marca e assim obter uma vantagem competitiva? Então, continue lendo!
Com o intuito de facilitar a escolha do nome perfeito para empresas e marcas, foi criada a metodologia chamada naming.
A tradução literal de naming é “nomear” ou “dar o nome” e o processo é exatamente esse: a escolha do nome para um produto, serviço ou empresa que está diretamente ligado com o posicionamento pretendido.
Devemos sempre lembrar que o nome é o primeiro contato que o cliente tem com seu negócio. Assim, é a partir dele que sua loja de lingerie será lembrada, ok?
Quando fazemos um processo de naming, é primordial que haja tempo e paciência. Afinal, a escolha interfere na essência da empresa.
Por isso, todo cuidado e planejamento são necessários.
Vamos, então, um passo a passo para criar o nome ideal e gerar os resultados esperados.
Essa é a hora de reunir todas as informações que você puder. Algumas perguntas podem facilitar a coleta:
Com as respostas, é possível criar um ponto de partida para entender melhor o que é a empresa e como ela se posiciona no mercado para, então, batizá-la.
Nesse momento, o importante é se informar: analise os concorrentes e as tendências de mercado, além de práticas de fornecedores e desejos dos clientes.
Em se tratando do nome, procure saber sobre pronúncias, sonoridade e escrita, não só das suas ideias, como também da criação de nome dos concorrentes.
A princípio, deixe a criatividade rolar e faça listas com todos os nomes que surgirem, sem filtros.
Em seguida, filtre as ideias que não estiverem tão adequadas ao projeto e elimine aquilo que não considerar bom o suficiente.
Um exercício simples e que pode ajudar bastante na escolha é a repetição do nome em voz alta.
Dessa forma, será possível saber como ele ficará quando pronunciado na rádio ou na televisão, por exemplo.
Faça uma última análise das palavras restantes. Repasse-as em voz alta, escreva várias vezes e crie outras filtragens.
Realize testes: pesquise no Google, faça análise de palavras-chaves e exclua nome de concorrentes.
É importante conferir se o nome escolhido está disponível no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Enfim, teste com conhecidos e desconhecidos. Você pode fazer perguntas como:
Com a percepção de outras pessoas, você terá ainda mais dados relevantes para suas considerações finais!
Registrar uma marca é a única forma de protegê-la legalmente de possíveis copiadores e da concorrência, além de ganhar espaço no mercado.
Para isso, é preciso procurar o INPI e fazer o pedido – que será examinado de acordo com a Lei de Propriedade Industrial e demais resoluções administrativas do órgão.
A marca registrada garante ao proprietário o direito de uso exclusivo em todo o território nacional e pode ser estendido para mais 137 países.
Apesar dos custos envolvidos, o registro de marca é um investimento, já que pode evitar despesas – e dores de cabeça – no futuro.
Qualquer pessoa física ou jurídica que esteja exercendo atividade legalizada e efetiva pode requerer o registro de uma marca.
Ele é concedido pelo INPI e tem a duração inicial de dez anos – que podem ser prorrogados, de acordo com a requisição do proprietário.
Portanto, registre a marca, compre o domínio (URL), faça as redes sociais e, mais uma vez, confira o INPI.
Existem, ainda, outras dicas interessantes de naming para auxiliar a sua escolha.
Confira, assim, alguns critérios que o nome da sua loja de lingerie deve buscar:
Vale lembrar que naming é um processo criativo; sendo assim, você pode adaptá-lo para sua realidade, ok?
Considere, ainda, que o segmento específico em que vai atuar dá uma ideia de como criar o nome.
Portanto, pode ficar até mais fácil nomear quando tem um posicionamento bem identificado.
Perceber essa pontuação logo no começo da jornada contribui para que o nome seja mais forte e original e, principalmente, exclusivo para a companhia.
Veja, ainda, algumas sugestões de nomes:
Gostou das dicas? Então, confira mais informações sobre negócios de Moda em nosso blog.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |