Com um mercado consumidor cada vez mais exigente, uma marca precisa sempre ter boas novidades para apresentar. Por isso, elaborar uma coleção de moda deve ser uma etapa cuidadosamente pensada na sua empresa.
Através do lançamento programado de novas peças, seu cliente fica atualizado sobre as informações de moda e, assim, mais propenso a fazer novas compras.
Mas, a metodologia não está somente ao alcance de grandes nomes ou a segmentos restritos da moda. Muito pelo contrário! Ela pode ser aplicada em diversas áreas do mundo fashion.
Descubra, então, como elaborar coleções de moda com profissionalismo e criatividade para moda íntima, praia e fitness.
Coleção de Moda
De acordo com especialista, a coleção de moda pode ser assim definida:
“(Ela) é a reunião ou conjunto de peças de roupas e/ou acessórios que possuam alguma relação entre si”.
Gomes (1992: 43)
Assim, a coleção é criada a partir de um tema previamente definido e todos os seus elementos estão conectados por esta temática central.
Voltando um pouco no tempo, as coleções são bem recentes na História da Moda.
Somente no século XIX, o famoso Charles Fréderik Worth inaugurou algo próximo ao que conhecemos como mundo fashion dos dias de hoje. Até então, as peças era confeccionadas com a encomenda do cliente e o artesão as produzia sob medida.
Worth, então, dá início à criação de roupas de autoria, produzindo-as de acordo com o padrão corporal de modelos e manequins. Mais tarde, Paul Poiret começa a utilizar temas centrais para a produção das peças e, na década de 1930, Elsa Schiaparelli dá início às coleções de moda.
A partir de então, os grandes nomes do mundo fashion começam a criar conjuntos de peças com um tema definido.
Atualmente, existem dois tipos de coleção de moda: conceitual e comercial.
A conceitual explora fortemente o tema e conceito que inspiram a produção das peças. O resultado são roupas, calçados e acessórios que dificilmente seriam usados fora das passarelas, mas estão intimamente ligados à ideia central.
Já a coleção comercial, como o nome sugere, elabora peças “usáveis” e que são desenvolvidas com a finalidade da venda. Geralmente, essas são as coleções mais comuns para a maioria das marcas de lingerie, beachwear e activewear.
Desenvolvimento de coleção de moda
Desenvolver uma coleção é um passo importante para a profissionalização dos seus processos como confeccionista.
Mas, não basta apenas ter uma ideia e achar que ela será suficiente para a fabricação de novas peças. Ou, pior, fazer uma cópia do que o concorrente tem produzido.
Para que uma coleção seja desenvolvida, ela deve respeitar um ciclo criativo. E, mais do que isso, precisa encontrar o elo entre inspiração, demanda de mercado e possibilidade de execução.
Por isso, fique atento a essas dicas e veja como preparar uma coleção de moda com boas informações e ótimos resultados de vendas.
Pesquisa e definição de tema para coleção
O tema é a parte central para o desenvolvimento da coleção. É ele que dará as inspirações, diretrizes, cores, formatos, texturas e todo o direcionamento necessário para a criação de moda.
Para encontrar o assunto ideal, pesquise bastante em tendências da sociedade, artes, culturas e, claro, do universo fashion. Procure por um tema que seja do interesse do público da sua marca e, ao mesmo tempo, seja inovador e atrativo.
A escolha de uma temática é livre, mas deve levar em consideração, especialmente, a execução do projeto. Afinal, a criatividade precisa se encontrar com a possibilidade de colocar as inspirações em prática nas peças de moda.
Definido o tema, crie um painel visual com todas as informações referentes a ele! Isso é importante para fixar o conceito, explorar novas visões e inspirar a criação.
Planejamento
Agora, é hora de definir todas as etapas a serem cumpridas. Liste as tarefas que precisarão ser feitas e as divida em categorias.
As principais atividades para o desenvolvimento da coleção são:
- Pesquisa de referências do tema
- Definição do tamanho da coleção (quais e quantas peças)
- Análise da capacidade produtiva
- Desenho das peças e croquis
- Modelagem
- Confecção de peça-piloto
- Planejamento para lançamento
- entre outras
Assim, pense com calma e cuidado em todas as etapas que serão necessárias que a coleção seja plenamente desenvolvida.
Monte um cronograma com metas, prazos e orçamento para cada uma das tarefas; dessa forma, será possível acompanhar fase por fase o desenvolvimento da sua nova coleção de moda.
Pesquisa de Matéria-prima
Para que qualquer ideia, inspiração ou sonho de coleção se realize, é necessário que você encontre a matéria-prima adequada. Serão seus fornecedores de tecido, aviamentos e demais componentes que permitirão que a coleção de moda torne-se realidade.
Por isso, converse com fabricantes para conferir suas disponibilidades em tamanhos, cores, estampas, texturas, dimensões, gramaturas e todas as demais especificidades.
Dessa forma, você terá a capacidade de avaliar o que pode se tornar peça para a coleção e, no caso de ser comercial, quais ideias podem se tornar produtos feitos em escala.
Execução
Coloque o plano de desenvolvimento de coleção em prática!
Respeite prazos e metas para que o projeto consiga ser entregue no tempo previsto e com a qualidade necessária.
Coleção de moda íntima, praia e fitness
Calcinhas, sutiãs, biquínis, maiôs, tops e todas as peças de lingerie, beachwear e activewear também podem ser desenvolvidas dentro de uma coleção de moda.
Os segmentos fashion também merecem atenção e cuidado para o lançamento de novos produtos. Para isso, valem todas as dicas mencionadas anteriormente: eleja um tema central e, sobre ele, liste características que as peças devem ter em comum. Lembre-se: os modelos precisam conversar entre si.
Em seguida, crie um plano para o desenvolvimento da coleção, com todos os recursos necessários, datas e metas de produção. Por fim, pesquise e faça um levantamento detalhado de todos os fornecedores que podem entregar a matéria-prima que seu projeto precisa e com a qualidade necessária.
Para todos os tipos de coleção de moda íntima, praia e fitness, a Multimalhas fornece uma completa linha de bojos. Através de dezenas de modelos, cores e tamanhos, você terá a possibilidade produzir as mais variadas peças! Entre em contato e conheça nossos produtos.