O mercado de moda íntima segue aquecido em 2020. Mas, para se destacar com a comercialização dos produtos, é preciso ter uma boa estratégia para vender mais lingerie.
Seja loja física ou online, varejo ou atacado, o importante é estar atento às demandas das clientes, novidades do setor e melhores práticas de vendas.
Pensando nisso, elencamos 3 dicas muito úteis para alavancar as receitas com moda íntima. Confira!
3 Dicas para vender mais moda íntima
O comércio é uma das áreas mais dinâmicas dos negócios. Para alcançar destaque ou se manter à frente da concorrência, é necessário fazer um bom trabalho.
Com moda íntima não seria diferente! A venda de lingerie é um importante segmento do mercado de Moda. Assim, para conseguir clientes fiéis e com bom volume de transações, faz-se fundamental criar um ótimo plano de vendas.
Dessa maneira, para ajudar sua empreitada rumo ao aumento das vendas e ao alcance de receitas satisfatórias para sua marca de lingerie, confira 3 dicas para vender mais Moda:
1 – Conheça o perfil da sua cliente
Antes de qualquer ação de vendas, o conhecimento da sua clientela é imprescindível. Assim, descobrir quem é sua cliente é o primeiro passo para a construção de estratégias vencedoras em vendas.
Em Marketing, esta etapa faz uma análise aprofundada de características como:
Dados demográficos
- Faixa etária
- Sexo ou gênero
- Renda média mensal
- Local de moradia
- Profissão
- Atividades
- entre outros
Perfil de compra
- Peças compradas por ano
- Peças adquiridas por compra
- Ticket médio das compras
- Preço médio por unidade
- Preferência de pagamento
- entre outros
Além destes dados, você pode coletar outras informações importantes sobre o momento da venda, como:
- Influenciadores da compra – como blogueiras, atrizes, acompanhantes do momento de compra
- Preferências de combinações – peças, cores, modelos e tendências
- Hábitos de compra, como experimentar ou não os produtos
- entre outros
Com estes dados em mãos, será possível elaborar um perfil bem detalhado sobre sua cliente. Assim, você pode entender quais são as demandas de compra da clientela e como seu negócio pode satisfazê-la.
2 – Tenha novidades do setor de lingerie
Agora que você já conhece quem é a sua cliente e como ela se comporta no momento de compra, é a hora de buscar produtos que possam atendê-la.
Em Moda, as tendências e novidades aparecem com rapidez incrível! Apesar de o mercado de lingerie não ser tão veloz quanto outros itens de roupa, os sutiãs, calcinhas e demais produtos também mudam a cada estação.
A novidade pode ser uma cor da temporada, um acessório diferenciado, uma modelagem específica, um tipo de decote, um tecido da moda… enfim! Esteja sempre atento às inovações em moda íntima para conseguir atender às demandas das clientes.
Além disso, cuide para que seu estoque tenha uma margem de produtos novos e produtos indispensáveis. Sabe aquela calcinha preta básica que não pode faltar ou o sutiã de amamentação simples que sempre vende bem?
Pois é, estes itens que são pedidos com frequência pela clientela devem ocupar um percentual considerável do seu estoque. Por isso, faça análises sobre a distribuição das suas compras entre produtos básicos e novidades.
E, ainda, elabore uma programação de estoque a fim de mantê-lo nos níveis ideais de atendimento a sua cliente sem comprometer seu caixa.
3 – Elabore boas estratégias de vendas
O perfil da cliente está definido e você sabe o que deve fazer para atender as demandas. Neste ponto, sua loja de lingerie precisa “costurar” o caminho entre aquilo que a clientela deseja e a oferta de sua marca.
Para isso, estratégias de Marketing e Vendas precisam ser cuidadosamente elaboradas. Existem diversos recursos que podem ser utilizados para fazer com que seu negócio venda mais.
Entre eles, está o famoso Mix de Marketing ou 4 Ps – como também é conhecido. Os conceito resume tudo isso o que vimos até aqui e acrescenta outros elementos importantes para boas receitas da sua empresa.
Assim, os 4 Ps podem ser definidos como:
- Produto
- Preço
- Praça
- Promoção
O Produto vai muito além do que as peças de lingerie, em si. Este “P” diz respeito a tudo que esteja diretamente envolvido aos produtos: embalagens, níveis de estoque, exposição, entre outros. Assim, definir o Produto da sua loja de lingerie precisa ter todo um cuidado para cativar e encantar sua cliente.
O Preço, no Mix de Marketing, não diz somente sobre os custos de aquisição e demais despesas relacionadas ao negócio. O componente leva em consideração os aspectos humanos da formação de preço como valor percebido, capacidade de pagamento dos clientes e formas de parcelamento, por exemplo.
O terceiro P é sobre o ponto comercial. Especialmente no ramo de lingerie, a clientela pode ser mais exigente quanto a conforto e privacidade. Por isso, é fundamental saber onde – em que Praça – deve estar a loja de moda íntima e como ela deve funcionar para receber suas compradoras.
Por fim, a Promoção trata de comunicar às pessoas todas essas vantagens ofertadas pelo negócio. É função das ações promocionais promover produtos, atendimento, facilidades de pagamento, descontos e outras vantagens de comprar na sua loja.
De olho na qualidade do produto
Todo o esforço para vender mais moda íntima pode ir por água abaixo se a empresa não estiver comprometida com um elemento fundamental: qualidade do produto.
As peças íntimas são utilizadas diariamente pelas clientes e, portanto, precisam se adequar confortavelmente aos seus corpos. Além disso, a durabilidade é um dos fatores que contam na escolha das usuárias.
Assim, o profissional responsável pelas compras da loja de lingerie deve ficar atento à qualidade dos materiais utilizados nas peças, bem como, na maneira como foram confeccionadas.
Os bojos da Multimalhas garantem produtos duráveis e confortáveis para as mulheres. Por isso, procure por fornecedores que utilizem os bojos de espuma Multimalhas em suas peças de lingerie e mantenha a qualidade dos produtos vendidos em sua loja.
Em resumo: você viu por aqui que, para vender mais moda íntima, é necessário que sua loja conheça bem o perfil da clientela, se estruture para atender as suas demandas e, por fim, elabore boas estratégias de Marketing e Vendas para alavancar as receitas.