Uma crise econômica tem o poder de afetar todos os aspectos de uma empresa, seja no ambiente interno ou externo.
Apesar das dificuldades enfrentadas, uma empresa também pode usufruir de oportunidades de crescimento durante uma crise.
Então, acompanhe com a gente algumas dicas para enfrentar a fase, encontrando boas saídas pra manter saudável seu negócio de Moda. Confira!
Crise econômica: o que é
Crise econômica é o período do ciclo da Economia de um país em que há a queda de sua atividade econômica – medida pelo PIB. Isso significa que a produção e o consumo internos estão prejudicados.
As causas e sintomas da crise podem ser variadas, como queda de consumo, níveis de emprego e de investimentos.
Como consequência, ela atinge a saúde das empresas, que se veem diante da diminuição do volume de vendas.
Mas, afinal, quais são os efeitos de uma crise financeira para os negócios de Moda e como lidar com eles?
Efeitos da crise para a sua empresa
Em tempos de crise, o segmento da Moda enfrenta a perda pelo apelo de compra.
Nesse cenário, o consumo de peças de roupas, lingerie, moda praia e outros fica em segundo plano – especialmente se comparado à alimentação, moradia e saúde, por exemplo.
Quando o consumidor do varejo diminui a compra, a confecção atacadista diminui a produção, já que o lojista vende menos.
No geral, as contas aumentam e os cortes na equipe, muitas vezes, são inevitáveis.
Alguns dos efeitos que uma crise econômica pode causar às empresas são:
- Demissão de funcionários
- Dificuldades com caixa
- Queda nas vendas
- Atrasos nas entregas de pedidos e de material para produção
- Encerramento das atividades
A alta dos impostos, o aumento dos juros e a queda na taxa de investimentos, entre outros indicadores, compõem um cenário preocupante e cheio de desafios.
Para conseguir sobreviver à crise, os donos de negócios de Moda devem repensar suas estratégias de negócio.
Então, é possível enfrentar a crise econômica com as táticas certas. Confira!
Enfrentando a crise econômica no segmento de Moda: 5 dicas
De acordo com a coordenadora nacional da Moda do Sebrae, o pequeno varejista de moda deve aproveitar o momento para se reinventar e enxergar as possibilidades de negócio que cabem no bolso e atendam às necessidades do cliente – que também sofre com a crise.
Por uma questão de sobrevivência, é necessário repensar a estrutura produtiva e buscar todas as opções de redução de custos e aumento de produtividade.
Por outro lado, todo momento de crise é também momento de oportunidades. Desse modo, o empresário do setor de Moda deve estar atento e informado para enfrentar a crise e fortalecer seu negócio.
Vai aqui uma dica importante: antes de pensar em procurar uma linha de acesso a crédito, é preciso rever todos os custos e renegociar com os credores, principalmente em relação aos custos fixos.
A seguir, separamos algumas dicas para ajudar a enfrentar a crise e manter a empresa ativa.
1 – Avalie seus custos
Antes de mais nada, é fundamental que o empreendedor conheça os custos da sua empresa e seja capaz de avaliar quais são imprescindíveis para manter o negócio funcionando.
Em cenário de queda do faturamento, sobretudo, é preciso priorizar o que é realmente fundamental e cortar ou reduzir os demais.
Os donos de negócios de Moda devem repensar as estratégias financeiras e econômicas da empresa.
2 – Negocie com seus fornecedores
Com a queda do faturamento, você pode precisar negociar com seus fornecedores um melhor prazo para cumprir seus compromissos.
Essa negociação pode trazer o fôlego necessário para manter em dia aqueles gastos e despesas que não podem ser adiados.
Em tempos de crise, seu fornecedor pode ficar mais flexível com as datas dos pagamentos.
3 – Diversifique seus canais de venda
Uma boa solução para enfrentar a crise econômica é a diversificação dos canais de venda.
O segmento de Moda e acessórios é um dos campeões de faturamento em e-commerce há anos. Mas, mesmo assim, muitas marcas ainda têm uma tímida presença digital.
Se o seu negócio ainda não está na internet, pode ser um bom momento para criar estratégias de vendas online.
Existe, ainda, a possibilidade de fazer rápidos serviços de entrega, aumentando suas possibilidades de venda.
4 – Home-office pode ser uma solução
Os custos com o aluguel estão entre os maiores impactos no orçamento de uma empresa. Sendo assim, trabalhar de modo remoto pode ser uma boa solução durante a crise.
O home-office é um conceito que está ganhando muita força no Brasil.
Muitas companhias adotam o regime para não interromper as atividades das empresas em fases econômicas desfavoráveis.
Assim, os funcionários trabalham à distância, diretamente de suas casas.
O modelo de trabalho pode também diminuir alguns custos básicos do negócio, como energia elétrica e água.
Para adotar o home-office, primeiramente analise quais funções podem ser feitas de longe – como produção e atendimento online.
Então, estabeleça uma comunicação direta e frequente entre gestores e geridos.
Por meio dessa conversa, será possível monitorar o comportamento dos colaboradores e suas entregas enquanto atuam em home-office.
5 – Fique de olho no giro de estoque
Em momentos de crise, cuide para aumentar o giro do estoque.
A venda dos produtos dentro do giro e margem planejados é o que sustenta o lucro e o caixa do seu negócio.
Aproveite para fazer um plano de promoção/saldão, por exemplo. Ter estoque encalhado não é uma boa ideia – especialmente neste momento.
Para facilitar as negociações estimule os funcionários com a criação de metas ousadas, porém que possam ser alcançadas.
É importante lembrar que, em tempos de crise econômica, encontramos um consumidor mais moderado, antenado às questões que envolvem a produção, com menos dinheiro no bolso e mais oferta de compra – já que todas as marcas precisam, necessariamente, vender.
Então, faça um esforço para criar estratégias de sucesso para seu negócio de Moda.
As crises estão aí para serem superadas! Com estratégia e determinação, é possível manter sua empresa ativa no mercado.
Veja mais dicas sobre negócios de Moda no blog da Multimalhas.