A busca por produtos de Moda em tamanhos grandes têm aumentado cada vez mais! Conheça detalhes sobre o mercado plus size e como sua empresa pode atender a essas clientes.
Moda Plus Size: mercado
A moda plus size destaca-se no cenário da Moda. Segundo a Associação Brasil Plus Size (ABPS) a perspectiva de crescimento é de 10% ao ano até 2020, só no Brasil.
Em relatório exclusivo, a ABPS ainda avalia a indústria que atende a demanda dos tamanhos maiores em R$7,6 bilhões.
Dados do mesmo relatório ainda traçam o histórico dos últimos anos:
“O mercado plus size cresceu 21% nos últimos 3 anos, neste mesmo período a indústria de vestuário acumulou queda de superior a 5%.”
Esse cenário promissor, no entanto, é muito distante da realidade vivida por consumidoras, até há pouquíssimo tempo.
Os tamanhos grandes ficavam à margem da Moda, com peças desatualizadas e de pouco apelo fashionista.
Agora, o mercado de moda plus size está aquecido e suas usuárias, é claro, mais exigentes do que nunca.
Mas, afinal, o que é considerado plus size?
Na teoria, os tamanhos acima de 46 são chamados de plus size. Mas, na prática, algumas empresas começam sua linha com peças número 44.
Assim, mulheres que usam medidas a partir desta numeração já utilizam peças tamanho grande.
Moda Praia Plus Size
Se a produção de roupas em geral já tinha deficiências para atender aos anseios das mulheres de tamanho grande, a moda praia plus size, então, era um tabu ainda maior.
Atualmente, as marcas estão adaptando sua modelagem para conseguir atender com conforto e adequadamente a essa clientela.
Apesar de maiôs serem um tipo de beachwear muito comum para essas mulheres, agora, já é possível ver biquínis desenvolvidos especialmente para o plus size.
Mas, não pense que a ideia é fazer apenas peças para diminuir medidas. Muito pelo contrário!
Um dos pontos mais importantes do plus size é entender e valorizar o corpo feminino.
Portanto, vale usar cores e estampas diversas, além de modelagens variadas, para trazer biquínis e maiôs modernos e super antenados para as clientes.
Selma Flutt, professora de Design de Moda, ressalta que a decisão sobre mostrar ou esconder o corpo deve ficar a critério das usuárias. Cabe à marca, assim, investir em peças variadas:
“Infelizmente, as pessoas têm a ideia de que roupa para gordo geralmente não marca a silhueta, e na realidade é justamente o contrário.
Uma roupa mais ajustada ao corpo, diminui sim o volume. Mas acho que a pessoa é que deve escolher. Se é mais justa, se é mais larga, mais confortável ou não”.
Portanto, marcas de beachwear devem ficar atentas para atender com qualidade ao público de plus size, com conforto e informações de moda.
Lingerie Plus Size
Outra área da Moda que ainda tem grande espaço para que as marcas se especializem é da lingerie. Calcinhas e sutiãs grandes dos mais básicos aos sensuais não tinham a devida atenção, por muito tempo.
Hoje, as empresas estão se aperfeiçoando e confeccionando peças plus size que atendam aos gostos desta clientela.
Um exemplo emblemático é o da Duloren. Famosa por campanhas publicitárias de vanguarda, a marca de moda íntima lançou um anúncio com o slogan “Gostosa demais para usar 38”.
De acordo com o Sebrae, a propaganda teve resultados surpreendentes e, atualmente, os tamanhos grandes correspondem a 50% do faturamento da marca.
Portanto, investir na fabricação de lingerie plus size é interessante como negócio.
É importante ressaltar que, da mesma forma que ocorre com a beachwear, é urgente atualizar os moldes grandes com informações de Moda.
Marilene Veiga, dona da escola de costura “Couture.Lab”, em entrevista à Folha sobre o mercado plus size, ressalta essa importância:
“Cada vez mais as pessoas valorizam a peça de uso íntimo. Antes a gente comprava calcinha bege, mas hoje não: as pessoas querem cor, renda.”
Além de peças modernas e antenadas, a moda íntima precisa ser confortável e se adaptar perfeitamente ao corpo da cliente plus size.
Priscilla Martinez, inconformada com a dificuldade para encontrar sutiãs no tamanho certo, fundou a Boobtique, marca especializada em sutiãs grandes e bonitos.
Ao fazer seu primeiro sutiã sob medida, o resultado foi muito satisfatório:
“Usei aquele sutiã um ano inteiro. Tirava do corpo, lavava, secava e colocava de novo.”
Perfil da cliente Plus Size
No Brasil, mais da metade da população das capitais brasileiras está com excesso de peso, de acordo com pesquisa. E uma a cada cinco pessoas é obesa.
Existe, dessa forma, um gigantesco mercado consumidor para ser explorado em nosso país.
A cliente plus size busca uma Moda que caiba em seu corpo, o valorize e esteja de acordo com seus gostos pessoais.
Ou seja, nada fora daquilo que a maioria das mulheres procura em uma peça de roupa, beachwear ou lingerie.
A estudante Beatriz Lima, 24, que veste manequim 52/54, resume:
“Pessoas gordas estão em todos os lugares e querem se vestir bem e com opções de escolha”.
Como atender à cliente Plus Size
“Você entra numa loja e, quando te atendem bem, já é uma vitória. Não ter nada que você gostou te servindo é horrível. A gente fica refém do que cabe”, conta a tatuadora Jéssie Syon, 24 anos.
Experiências negativas como a de Jéssie não são incomuns. A consumidora do plus size enfrenta dificuldades em diversos fatores do atendimento.
Desde a numeração insuficiente, passando pela falta de adequação estética das peças até ao atendimento ruim, a mulher que busca uma peça de tamanho grande enfrenta várias dificuldades.
Dessa forma, para fisgar essa fatia de mercado e atender ao público plus size, é necessário:
- Readequar as modelagens aos diferentes tipos de corpo
- Investir em matéria-prima de qualidade, que respeite as medidas
- Aplicar tendências de Moda em peças de tamanho grande
- Absorver o conceito do plus size e inseri-lo, de fato, na marca
- Treinar a equipe de vendas para fazer um atendimento atencioso e adequado
Por fim, a blogueira Kalli Fonseca, define:
“O que a gente busca é inclusão total na moda.”
E então, como sua empresa pode atender a esse mercado promissor da Moda plus size?