A brasileira adora comprar novas peças de moda íntima, segundo indicam pesquisas. Ela faz suas compras pela internet e com vendedoras de confiança, mas a maioria das compradoras ainda prefere a boa e velha loja física para renovar seu acervo de peças.
Assim, o mercado segue aquecido para o varejo de lingerie! Se você está pensando em abrir uma loja ou já tem e quer aumentar suas vendas, precisa ver essas informações que selecionamos!
São dados sobre o mercado de moda íntima, sugestões para criar o nome da marca e dicas para vender ainda mais. Acompanhe!
De acordo com o Sebrae, o Brasil é considerado o 5º maior produtor mundial dentro da indústria têxtil, com uma produção anual de 2 milhões de toneladas.
Desse volume, a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, afirma que o mercado de moda íntima movimenta cerca de R$3,6 bilhões anualmente.
Ou seja, há uma demanda gigante pelas peças brasileiras de lingerie, tanto dentro quanto fora do Brasil. Para pegar uma fatia desse mercado, é preciso se especializar e ficar de olho nas exigências dos clientes.
O diretor do IEMI – Inteligência de Mercado –, Marcelo V. Prado, afirma que
“A lingerie evoluiu para atender as necessidades da mulher”. (…) “A mulher é mãe, trabalha e pratica esportes”. (…) “A estratégia é se especializar e ter uma solução completa, buscar inovação para agregar valor. Não adianta mais do mesmo”.
Por isso, as lojas de lingerie precisam ficar atentas às demandas da compradora. Além dos modelos mais comuns, pesquisas indicam que a brasileira tem gosto bem diversificado na hora da compra da nova lingerie.
A maioria delas vai às lojas para substituir um modelo antigo. Em seguida, as motivações que as levam às compras por novas peças são “se sentir bonita / bem vestida” e para “ter maior variedade de produtos”.
Assim, ainda de acordo com pesquisa “Comportamento de Compra das Consumidoras de Moda Íntima”, do IEMI, elas buscam produtos com apelo:
Por isso, ao abrir uma loja de lingerie, você deve observar o mercado e as exigências das clientes para encontrar as melhores opções.
Se animou para estrear no mercado de moda íntima? Veja dicas que selecionamos para a abertura da loja!
1 – Bom atendimento é tudo
Para 72% das entrevistas, a loja física ainda é o espaço favorito para as compras de calcinhas, sutiãs e demais peças de lingerie. Mas, a escolha entre as lojas é bem criteriosa, segundo elas.
Mau atendimento, preços acima do praticados pela concorrência, pouca variedade de produtos ou falta de numeração na grade de tamanhos são motivos para não realizarem a compra.
Além disso, “a vendedora ficar andando atrás de mim” é citado por 22% das mulheres como fator que as levam a desistir da loja.
Assim, treine bastante sua equipe de vendas para proporcionar um atendimento de excelência e mantenha o estoque em dia.
2 – Tenha espaço atrativo e confortável
A compra da lingerie não é tão simples quanto parece. O processo da entrada na loja, escolha, compra e pós-venda é mais complexo do que o de outras peças de moda.
Por isso, a loja de moda íntima deve ser atrativa para seu público e, ao mesmo tempo, promover a discrição para as clientes. Internamente, ainda, deve ter maneiras para que ela conheça os produtos e, se possível, os experimente. Por fim, a efetivação da compra e o pós-compra devem ser facilitados através de diferentes modalidades de pagamento.
Pense detalhadamente sobre todos esses espaços e processos para tornar a aquisição da lingerie um momento agradável para sua cliente.
3 – Selecione muito bem seus fornecedores
Por fim, a seleção de peças deve ser criteriosa. Como vimos, a preferência pelos estilos pode variar de acordo com a faixa etária. Além disso, o perfil da cliente deve ser minunciosamente estudado, para entregar o produto certo para ela.
Com essas informações em mãos, encontre fornecedores que trabalhem com materiais de qualidade.
Agora que você já tem em mente os primeiros passos para montar sua loja de moda íntima, confira algumas dicas para criar o nome da sua marca:
Vimos que a mulher brasileira ainda prefere comprar calcinhas e sutiãs em lojas físicas. Neste mercado gigante e cheio de oportunidades, é possível, sim, ter sucesso e boas vendas.
Para isso, confira algumas dicas para aumentar o faturamento com lingerie:
O consumo de moda íntima já é parte da rotina de compra da mulher brasileira. Com planejamento adequado, observação às demandas do mercado e oferta de produtos de qualidade, a loja de lingerie tem tudo para dar certo!
Assim, prepare bem sua equipe de vendas, organize o espaço físico, selecione as melhores peças de moda íntima para seu público e ingresse no mercado com sucesso.
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