Comercializar moda praia é um verdadeiro desafio – afinal, a sazonalidade tem grande peso neste segmento. No entanto, com criatividade e boas estratégias, a loja de biquíni pode se destacar e render boas vendas.
Assim, fique de olho nesta dicas especiais que selecionamos para o setor de beachwear.
Loja de Biquíni – o mercado
Biquínis, maiôs, complementos e acessórios para serem utilizados na praia e piscina compõem um mercado promissor.
De acordo com a revista Fashion Network, o mercado global de beachwear e swimwear deve atingir 2,2 bilhões de unidades avaliadas em US$ 22,7 bilhões até 2022.
O Brasil é um dos principais criadores e consumidores de moda praia. No mundo inteiro, a fama das peças brasileiras é reconhecida pela qualidade e design diferenciado.
Em seu livro Biquíni Made in Brazil, a jornalista de moda Lilian Pacce afirma que:
Apesar de ser uma invenção francesa, de 1946, o biquíni brasileiro é o grande objeto de desejo das mulheres do mundo todo – e talvez o único item do vestuário no qual o Brasil é referência de qualidade, reconhecido e admirado internacionalmente.
A ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) revela dados interessantes sobre o beachwear brasileiro.
De acordo com pesquisa realizada pela associação, a moda praia do país é responsável pelo faturamento de US$ 1,9 bilhão por ano. A receita vem da produção de 60 milhões de peças fabricadas por aproximadamente 700 empresas formais.
Assim, as oportunidades para os produtores e comerciantes de moda praia surgem tanto para o mercado externo quanto no interno.
Mas, como aproveitar essa demanda nacional?
Para isso, selecionamos 5 ideias criativas para que sua loja de biquíni se destaque no mercado. Confira!
5 Ideias criativas para loja
Marco Borioli é presidente da Maredimoda, uma das principais feiras de moda praia, moda íntima e esportiva da Europa.
Por lá, o setor beachwear também está aquecido e, segundo ele, o motivo está, justamente, na forma com que esse tipo de produto é comercializado.
Em entrevista à Fibre2Fashion, Borioli afirma:
“O que revolucionou o mercado na Itália – e não apenas na Itália – foi a transformação dos canais de distribuição. Além das lojas multimarcas, hoje estamos testemunhando a crescente importância das redes de monomarcas, próprias ou franqueadas, que por um lado ajudaram a realocar as lojas de ruas para os shopping centers e, por outro, ajudaram a fortalecer sua identidade” .
Um clássico caso de sucesso, no Brasil, é a Rua dos Biquínis, em Cabo Frio. Aproveitando o grande fluxo anual de turistas durante o verão, a cidade do estado do Rio de Janeiro conseguiu reunir mais de 100 marcas numa espécie de shopping a “céu aberto”.
Atualmente, ela é conhecida como a maior rede de moda praia da América Latina, com uma estimativa de 5 milhões de peças comercializadas por ano.
Portanto, a boa gestão da loja de biquíni pode ser revolucionária para o segmento brasileiro de moda praia.
Veja, assim, como criar estratégias simples – mas muito criativas -, para atrair e fidelizar sua clientela.
1 – Vitrine atrativa
O Visual Merchandising (VM) permeia diferentes táticas para formar um composto final de sucesso. No entanto, a vitrine é um dos pontos centrais do VM.
Pesquisas apontam que uma parte muito pequena dos passantes repara nas lojas. Outra ainda menor interrompe sua caminhada para ver o que está exposto na vitrine.
Por isso, ter uma comunicação instigante é fundamental para chamar a atenção de quem passa pelas ruas e corredores dos shoppings.
No segmento de moda praia, a sazonalidade é bem acentuada. Por isso, caprichar nas estratégias de Visual Merchandising e elaborar uma vitrine atrativa é muito importante para o sucesso do negócio.
2 – Decoração interna diferente
Não basta, no entanto, somente atrair a potencial cliente. É preciso fazê-la entrar e conhecer os produtos oferecidos pela loja.
De acordo com dados Nielsen, 70% das decisões de compra são realizadas na loja.
Portanto, tenha um layout de fácil entendimento, para que a cliente consiga acessar todas as peças que são de seu interesse.
Lembre-se, também, de criar mecanismos para estimular compras em conjunto – as chamadas táticas de up selling e cross selling.
Por fim, use e abuse da criatividade para trazer um ambiente confortável e com decoração à cara do seu negócio.
Para o segmento de beachwear, vale explorar elementos de temática marinha, praiana e das piscinas.
Além disso, o tema “viagem” pode remeter a boas sensações para a cliente que pensa em usar os biquínis, maiôs e acessórios durante as férias.
3 – Provadores confortáveis
A moda praia tem suas limitações quanto à prova de peças pelas clientes, seja pelo contato íntimo dos produtos, seja por questões de imagem da própria clientela.
Portanto, é necessário fornecer espaços amplos, bem iluminados e com bastante privacidade para que ela possa vestir e experimentar os produtos.
Essa etapa é fundamental para o sucesso de vendas de uma loja de biquíni.
4 – Manequins diversificados
A moda plus size está crescendo e ganhando espaço nos mercados. Por isso, criar um ambiente receptivo à cliente que veste tamanhos grandes é muito importante – ainda mais no beachwear.
O primeiro passo, sem dúvida, é adequar e aperfeiçoar os produtos para ela. O segundo é tornar a mercadoria visível e desejável para o público.
Nada de deixar os GGs e tamanhos maiores escondidos nas gavetas! Mantenha as peças destacadas em manequins adequados.
Além disso, trabalhe a diversidade dos expositores em diferentes cores e modelos.
5 – Embalagens criativas
A cliente foi atraída por uma bela vitrine, entrou e aprovou a loja, gostou das peças, experimentou e está levando sua moda praia. Mas, e agora?
As embalagens podem ser um dos elementos de fixação da sua loja. Portanto, busque por modelos criativos, que reflitam a identidade da marca e façam com que a cliente se lembre da empresa.
Dica Extra: tenha peças de qualidade superior
Pode até ser uma estratégia de curto prazo atrair os clientes com boas táticas para a loja de biquíni.
Porém, é fundamental que suas peças sejam de boa qualidade, tanto em design, quanto em matéria-prima para reter o cliente por muito mais tempo!
Assim, o sucesso em vendas do comércio de moda praia passa pela sua estruturação física até à boa escolha de produtos e seus materiais.