A Black Friday já se oficializou no calendário brasileiro. Se, anteriormente, o dia de promoções era mais restrito ao universo digital, hoje, todos os setores do comércio entram na onda de promoções.
Para os segmentos de Moda não seria diferente e, assim, lingerie, beachwear e activewear também aproveitam o momento para vender mais.
Sua marca já está preparada para um dos dias mais importantes do varejo nacional? Confira, então, dicas para ter sucesso nas vendas deste ano.
Como vender mais nesta Black Friday 2019
A Black Friday começou como um evento especial, nos Estados Unidos, em que as lojas faziam um único dia de promoções. Por lá, a sexta-feira após o feriado de Ação de Graças é um momento de “bota-fora” do varejo e, dessa forma, é possível encontrar descontos consideráveis.
Desde 2010, o e-commerce brasileiro vem aderindo ao evento de promoção e o realiza sempre na 4ª sexta-feira de novembro. Em 2019, será no dia 29.
Com o tempo, a data também passou a ser utilizada no comércio físico e, além disso, a ser prolongada. Hoje, é possível encontrar Black Friday, Week e até November, transformando um único dia de promoções em semanas e mês inteiro de descontos.
É o que confirma pesquisa feita pelo Google em parceria com a consultoria Provokers: 76% dos consumidores brasileiros entendem que o período de promoções não dura só entre a noite de quinta-feira e a sexta-feira.
Diferentemente da proposta inicial, para eles, a Black Friday começa a partir da última semana de novembro.
Em 2018, as lojas virtuais faturaram R$ 2,6 bilhões com o evento e a previsão, segundo especialistas, é de crescimento de 4% para este ano.
Ainda para o estudo do Google, os clientes informaram que pretendem gastar, em média, R$ 1.330 em diversos segmentos – incluindo, Moda.
E, então, como sua marca está se preparando para esse grande evento varejista?
Veja a seguir, dicas específicas para cada segmento de Moda.
1 – Moda Íntima
A brasileira compra lingerie, em média, de 5 a 6 vezes por ano, segundo pesquisa IEMI. Dentre os principais motivos que as fazem escolher por esta ou aquela marca estão “bons descontos/promoções” e “preços mais baixos”.
Assim, a Black Friday pode ser um bom momento para a renovação do estoque de moda íntima dos clientes.
De acordo com IEMI, para as mulheres mais jovens, o estilo preferido das peças é o “sexy/provocante”, seguido pelo “romântico”. Em contrapartida, os itens com os conceitos “confortável” e “básico” têm mais apelo junto a mulheres com maior faixa etária.
Por isso, fique de olho no perfil da sua cliente para acertar no tipo e volume do estoque, bem como nos preços praticados.
2 – Moda Praia
Em novembro, o calendário fashion está chegando ao verão. Com os dias mais quentes e ensolarados, a venda de moda praia dispara.
Dessa maneira, é importante ficar atento com a Black Friday para não “queimar” a nova coleção. Assim, reserve os biquínis e maiôs com elementos de Moda do ano para lançamentos de alto-verão.
Esse é um momento em que as clientes estão mais dispostas a comprar beachwear. Então, aproveite o período para liquidar peças das últimas temporadas, fazendo caixa para os meses de baixa.
3 – Moda Fitness
Diferentemente da moda praia, o activewear é um mercado com mais regularidade de vendas.
De acordo com pesquisa, 54,7% das praticantes de atividade física compram produtos fitness várias vezes ao ano e 52% estão dispostas a investir entre R$ 150,00 e R$ 300,00.
Mesmo com a compra regular, aproveite as promoções para aumentar o volume de peças ou ticket médio por venda.
As promessas de ano novo, o clima propício à prática esportiva e o 13º salário somados aos preços promocionais funcionam como estímulo. Em consequência, ele pode aumentar as vendas de moda fitness nesta Black Friday.
Como se preparar para a Black Friday 2019
Apesar de ter começado, no Brasil, como um evento promocional para o e-commerce, os descontos estão se ampliando para o varejo físico.
Segundo o estudo do Google, em 2019, o número de compradores nas lojas físicas deve se igualar ao do comércio eletrônico pela primeira vez.
A pesquisa aponta que 37% dos entrevistados comprarão apenas nas lojas físicas, enquanto 38% disseram realizar aquisições somente na internet. Ou seja, empate técnico para ambos os canais de venda.
Diego Venturelli, gerente de Insights & Analytics do Google Brasil, afirma que: “Isso aconteceu pela primeira vez nos últimos oito anos de Black Friday no Brasil. Isso mostra que o consumidor está entendendo que a Black Friday não é só digital, mas também física. É um movimento que já vinha, mas que acelerou drasticamente este ano”.
Portanto, se sua marca comercializa produtos de forma online ou física, pode se preparar e aumentar as vendas durante o Black Friday 2019. Descubra como:
1 – Tenha um calendário de ações
Não basta apenas ter várias peças com desconto na 4ª sexta-feira de novembro. Afinal, os clientes estão ficando mais exigentes!
Por isso, prepare ações promocionais durante, pelo menos, a semana inteira. Isso não quer dizer, necessariamente, sete dias de descontos. Mas elabore um calendário de divulgação, Visual Merchandising adequado e outras ações.
2 – Prepare-se para o pico de vendas
Embora marcas façam liquidações por dias, pesquisa da e-Bit revela que 79% das compras são efetuadas na sexta-feira.
Assim, atraia bastante gente para a Black Friday por um período, mas saiba que é no dia mesmo que o maior volume de vendas acontece.
Tenha, então, estoque e mão-de-obra suficientes para prestar bom atendimento.
3 – Black Friday não é Natal
As vendas natalinas ainda representam o momento de maior faturamento do comércio brasileiro.
Apesar de pesquisas indicarem que 66% dos consumidores aproveitam a Black Friday para antecipar as compras de Natal, cuide para que sua promoção não atrapalhem os números de dezembro.
Assim, atente-se para promover somente o estoque que não vai fazer falta no fim do ano.
Aproveite a Black Friday de 2019 para liquidar estoques, fazer caixa, conquistar novos e fidelizar antigos clientes. Aumente, assim, o sucesso de suas vendas em moda íntima, praia e fitness.