A prática de atividades físicas cresce ano após ano em todo o mundo. Acompanhando esse cenário, o mercado de roupas e acessórios esportivos aumenta no mesmo ritmo. E, é claro, a loja de moda fitness tem papel fundamental neste contexto.
Por isso, se você já investe no segmento ou deseja abrir seu próprio negócio de activewear, deve ficar atento a estas informações sobre o gigantesco mercado.
Elencamos, assim, dicas importantes para você administrar sua loja de fitness com sucesso. Confira, a seguir.
De acordo com dados levantados pela IHRSA, associação internacional de fomento ao universo de saúde e exercícios, existem mais de 34.500 academias no Brasil.
Ainda segundo esta pesquisa, publicada na revista Exame, a indústria de atividades físicas movimenta o gigante número de 2,1 bilhões de dólares somente no Brasil.
Os impressionantes dados não param por aí. Estudo realizado pelo SEBRAE aponta que houve 22% de crescimento de participação do mercado fitness entre 2011 e 2016, no Brasil. O número equivale a 80 milhões de reais ou 1,9% do PIB – Produto Interno Bruto, do nosso país.
Nesse sentido, há uma grande e crescente demanda nacional para a moda esportiva. Seja para a loja física, seja para a loja virtual, o mercado de fitness apresenta bons e atrativos números para os empresários do setor.
Para pegar uma boa fatia do segmento e se destacar frente à concorrência, confira um passo a passo para ter sucesso com sua loja de fitness.
A principal função de qualquer empreendimento é atender às necessidades e desejos das pessoas, certo? Em troca, o negócio deve gerar lucro para seus investidores.
Para que o retorno apareça, é fundamental que a premissa não seja esquecida. Assim, foque em uma loja de fitness que verdadeiramente compreenda o que o cliente deseja; e, então, entregue a ele o que pede.
Evidentemente, essa não é uma tarefa das mais fáceis. Porém, é parte da lição de casa do empreendedor descobrir as demandas e como operar em sua empresa para atendê-las.
Conhecidas ferramentas e estratégias de Marketing podem ser aplicadas para aprofundar seus conhecimentos a respeito do mercado consumidor. Dentre elas, estão: pesquisas diretas, análise de estudos, cliente-oculto, levantamentos próprios e muita pesquisa!
Além disso, vale a boa e velha dica: converse com seu cliente! Ouça o que ele tem a dizer, o que acha sobre o atendimento, o que poderia melhorar e como a loja de fitness pode atendê-lo melhor.
O mercado de moda fitness é concorrido. Segundo dados levantados pelo SEBRAE, o segmento possui mais de 7 mil lojas especializadas em artigos esportivos no país. Ainda de acordo com a pesquisa, mais de 14 mil lojas vendem algum tipo de produto para a prática de atividades físicas.
Assim, se você já tem uma loja de roupas esportivas ou pretende abrir uma unidade, deve estar atento à grande concorrência do setor.
Nesse sentido, é importante ter em mente algumas questões:
Mas, lembre-se: todas essas informações coletadas não devem ser utilizadas para cópias! O importante é entender o que tem sido novidade no mercado e como sua empresa pode adotar a tendência.
Reforçando o primeiro passo da loja fitness de sucesso, é fundamental conhecer o perfil do seu público-alvo. Desta maneira, você e sua equipe terão a capacidade de descobrir como as inovações e trends da moda esportiva podem ser adaptadas as suas clientes.
Além disso, aposte em inovações tecnológicas e de design tanto nas peças comercializadas, quanto nas operações da sua loja. A clientela vem mudando o comportamento rapidamente e fazer com que sua empresa esteja alinhada às expectativas do público é importante.
Por exemplo, as maneiras para comprar deixaram de ser somente na loja física ou via e-commerce. Atualmente, a compra e entrega através de outros mecanismos de pagamento e delivery estão alterando a forma de comprar Moda.
Portanto, estude seu cliente e as novidades do setor – em produtos e serviços – para, assim, seguir ao terceiro passo para o sucesso da loja fitness.
O verão é a época de maior movimento das academias? Um estudo recente mostra que talvez não.
Segundo a análise de Alfredo Ribeiro Cárdenas e Paula da Rosa Wernke, graduados em Educação Física, os meses de dezembro e janeiro têm queda no volume de novas matrículas enquanto o período de maior quantidade de novos alunos foi a partir de agosto.
Ou seja, o número de praticantes de atividades físicas tende a subir durante o 3º trimestre e volta a cair no final do ano. Isso quer dizer que esse é o momento que mais pessoas vão procurar por novas roupas e acessórios para sua prática esportiva.
Portanto, aproveite os meses do segundo semestre para aumentar suas vendas! E, durante o primeiro semestre do ano, elabores estratégias para fidelizar sua clientela.
Você pode fazer parcerias com academias e estúdios, oferecendo descontos e vantagens especiais para os alunos, por exemplo. Outra sugestão é a criação de programas de saúde com acompanhamento de profissionais de Nutrição e Educação Física.
Além disso, manter o contato recorrente com os clientes é fundamental. Portanto, alimente canais de comunicação como as redes sociais, aplicativos de mensagens, sites e blogs.
Por fim, o bom atendimento é uma das características centrais para que as pessoas comprem e retornem ao seu negócio. Assim, treine e motive sua equipe para que a cliente entre em sua loja em busca de um produto e saia de lá satisfeita.
Essas são apenas algumas sugestões que devem ser consideradas de acordo com o perfil do seu cliente. Avalie quais as são melhores maneiras de mantê-lo sempre por perto e realizando boas compras em sua empresa.
Gostou das dicas? Então nos conte quais dessas etapas você já faz em sua loja de fitness!
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