Desenvolver e manter uma confecção de Moda de sucesso é uma tarefa que exige muito planejamento e ótima gestão.
Se você já montou sua empresa no ramo ou pretende se aventurar pelo universo da indústria fashion, fique de olho nestas informações e dicas que preparamos.
O mercado de Moda segue aquecido em todo o mundo, mesmo com as recentes crises nacionais e internacionais. Especialmente no Brasil, a produção fashion passou por momentos conturbados, mas vem ganhando espaço e volume, ano a ano.
Em 2017, de acordo com pesquisas recentes, havia cerca de 27.000 indústrias na cadeia têxtil brasileira. No mesmo ano, as manufaturas movimentaram R$ 164,7 bilhões.
Além disso, a previsão é de aumento acumulado de 13% do mercado de moda no Brasil até 2021. Esse volume pode representar um recorde de produção de quase 7 bilhões de peças.
Por isso, se você já está nesse meio ou pretende iniciar nele, precisa compreender a imensidão da Moda brasileira. Neste mercado repleto de oportunidades, também existem muitos desafios. Esteja preparado para eles, acompanhando por aqui!
A resposta a essa pergunta é, certamente, a mais buscada por todos os confeccionistas. A realidade é que cada empresa é uma empresa e deve ajustar diferentes detalhes para encontrar o caminho do sucesso.
No entanto, e de acordo com especialistas na área, é possível ter mais chances de fazer seu espaço no disputado mercado fashion observando alguns pontos centrais.
Confira, assim, as áreas-chave de atenção em confecções de Moda:
Uma empresa é um sistema composto por diversos setores diferentes. Além de organizar todos eles, em harmonia, o bom confeccionista deve alinhar questões internas da produção ao mercado – externo à empresa.
A tarefa exige bastante conhecimento, organização e estudo. Mas, de uma maneira geral, podemos destacar as áreas de Criação, Produção, Vendas, Compras e Gestão como as principais responsáveis pelo sucesso de uma confecção.
Veja, em detalhes, cada uma delas:
O desenvolvimento de coleção, modelagem das peças e criação de peças-piloto são fundamentais para a elaboração de produtos adequados.
A criação de Moda exige bastante pesquisa de tendências aliada à observação das demandas dos clientes. É necessário analisar os modelos, cores, estampas, formatos e peças procurados pelo público-alvo da marca.
Esse trabalho é feito, essencialmente, pelo setor criativo da empresa. Mas, Marketing também capta muitas informações relevantes sobre o comportamento da clientela.
Por isso, o setor de Design deve estar alinhado com o de Marketing para que ambos consigam unir informações de Moda às expectativas do mercado.
Caso sua confecção ainda não tenha essas áreas plenamente desenvolvidas, você pode terceirizar as pesquisas e encontrar profissionais que as façam pela marca.
A indústria de Moda precisa ser excelente em eficiência produtiva. Ou seja, quanto mais ela produzir com a menor quantidade de recursos, melhor. Como recursos podemos compreender não somente os custos de produção, mas, também: tempo, mão-de-obra, investimento, espaço, maquinário, entre outros.
Assim, para alcançar o sucesso em sua confecção de Moda, busque métodos para aperfeiçoar sua produção e, então, conseguir mais produtos de qualidade.
O ganho de escala também é importante para a indústria. Por ele, o confeccionista consegue diluir seus custos fixos – aluguel, pessoal e outros – em uma quantidade maior de produtos.
Desse modo, o custo fixo distribuído entre cada unidade fica menor e, com isso, sua margem de lucro aumenta.
Pense que uma confecção tem custo fixo mensal de R$50 mil. Se ela produz 5.000 peças por mês, esse custo é de R$10 por produto. Mas, se a mesma empresa consegue produzir 10.000 itens, o custo será de R$5 por unidade.
O ganho de escala permite que as indústrias de Moda consigam distribuir seus custos fixos entre os produtos e, assim, obter melhores lucros.
Outra área que deve ser fortemente analisada e estruturada dentro de uma confecção é o setor comercial. Afinal, sem venda, sem receita.
As confecções podem atuar no varejo mas, geralmente, trabalham para o mercado atacadista. Dessa forma, elas podem produzir em maior volume, otimizar seus custos e obter maiores ganhos.
Além disso, pode haver duas maneiras, basicamente, de oferecer as peças de Moda para os compradores:
Assim, de acordo com o tipo de cliente, as confecções podem ter diferentes canais de distribuição:
A definição de qual o melhor canal de distribuição para sua empresa dependerá de uma série de fatores internos e estratégicos.
Design e Marketing elaboraram o produto certo, a Produção está pronta para executar, Comercial já tem cliente para as peças. Mas, se o setor de Compras não encontrar os fornecedores adequados, com a matéria-prima e serviços ideais, nada disso vai para frente.
Portanto, as confecções precisam ter uma área de Compras bem estruturada, para encontrar e organizar os fornecedores certos, a fim de manter os estoques na medida para a produção.
Por fim, conseguir conciliar a área de Criação, Marketing, Produção, Comercial e Compras é fundamental para o sucesso de uma confecção de Moda.
A Gestão, assim, deve conseguir tirar o melhor proveito não só dos setores mencionados mas, ainda, de Finanças, Recursos Humanos, Logística e todos os demais que cabem a uma empresa.
Como vimos, o mercado de Moda brasileiro é exigente, porém, cheio de oportunidades. Assim, as empresas que se adequarem a ele, poderão fazer bons negócios.
Para acompanhar sua marca nessa empreitada, a Multimalhas tem sempre uma ótima solução para as confecções. Conheça nossos produtos!
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