Todo ano, a Pantone define uma cor que será destaque. Para 2020, o Classic Blue foi a eleita. Saiba como este tom de azul será utilizado em diferentes produções de Moda nesta virada de década.
Além disso, confira dicas para utilizar a coloração escolhida na criação e fabricação de peças de Moda.
A Pantone Inc. é uma empresa americana conhecida mundialmente pelo seu sistema de cores. Sua definição é muito utilizada na indústria gráfica e tem fortes desdobramentos na Moda, Decoração e em tudo o que for possível manipular as cores.
Fundada na década de 1960, um dos primeiros produtos foi o Guia Pantone. Ele continha pequenas “amostras” de cores numeradas. Desde então, o chamado “sistema Pantone” é usado na área gráfica e em várias outras.
A ideia é que a exata coloração – em suas nuances, tons e saturação – seja devidamente enumerada. Dessa forma, cada cor Pantone é única e deve seguir uma espécie de “receita de pigmentos” para ser alcançada.
Ao solicitar a utilização da cor Pantone 16-1546 (o Living Coral, eleito cor Pantone de 2019) em determinado material, por exemplo, a empresa responsável terá a capacidade de reproduzir exatamente aquela coloração.
Além de lançar guias periódicos com cores, a Pantone ainda faz, há 21 anos, uma importante definição: a cor do ano.
Desde 1999, a empresa realiza profundas pesquisas sobre tendências, em todo o mundo, para anunciar sua escolha. Desse modo, a coloração eleita é fruto de estudos e tem como objetivo refletir o momento da sociedade. Além disso, busca atender às necessidades e novidades do mercado.
Em 2019, por exemplo, a escolha do Living Coral se deu, de acordo com a Pantone, por ser “uma tonalidade coral animadora e que reafirma a vida, com um tom dourado que energiza e anima com um tom mais suave”. A empresa ainda definiu a tonalidade alaranjada e vibrante como “sociável e espirituosa”.
Já para 2020, a escolha de cor do ano é o Classic Blue (19-4052). O azul escuro remete à cor do céu ao anoitecer, segundo a própria empresa.
Assim como as demais eleições da empresa, a escolha não foi aleatória. A ideia é trazer paz e tranquilidade em uma sociedade fortemente marcada por problemas relacionados à ansiedade e depressão.
Leatrice Eiseman, especialista em cores e diretora executiva do Pantone Color Institute, define o Classic Blue desta maneira:
“Vivemos uma época na qual é preciso ter fé e confiança. Essa certeza e constância é expressa pelo PANTONE 19-4052 Classic Blue, uma cor sólida e confiável na qual sempre podemos nos apoiar. Permeada por uma profunda reverberação, PANTONE 19-4052 Classic Blue é um porto seguro onde ancorar. Um azul sem limite como o vasto e infinito céu noturno, PANTONE 198-4052 Classic Blue nos incentiva a olhar além do óbvio e assim expandir nosso pensamento; desafiando-nos a refletir com mais profundidade, aumenta nossa perspectiva e abre o canal da comunicação.”
Agora que já compreendemos um pouquinho mais sobre a Pantone, a importância da definição da Cor do Ano e como o Classic Blue foi eleito para 2020, é hora de entendermos a sua aplicação prática.
Para criadores de Moda, saber qual será a cor Pantone é fundamental por diversos motivos, dentre eles:
Para atender aos desejos e necessidades de seu cliente, você deve ficar atento à cor Pantone. Rapidamente, ela será pedida por eles e estará nas cartelas de cores dos seus fornecedores.
Por isso, saia na frente e, logo assim que a cor Pantone for anunciada, já comece a planejar sua inserção nas próximas coleções de Moda de sua marca.
O azul é uma cor clássica que não sai de Moda jamais. O Classic Blue, então, tem um tom elegante e simples, que traz uma sensação de tranquilidade.
Blanca Lliahnne, Diretora da Pantone no Brasil, afirma que o Classic Blue:
“É uma cor que traz a mensagem de confiança. Tanto a confiança, quanto a ideia de ser duradouro e de ser resiliente são as mensagens principais da cor do ano. Ela também vai fazer você se aprofundar no seu próprio pensamento, uma cor meditativa e ao mesmo tempo reflexiva. Ou seja, ela aceita muito bem a luz e quando você joga metais ou brilho junto com essa cor, ela parece que se torna uma cor cósmica”.
Diferentemente do antagonismo tradicional entre azul e rosa (masculino e feminino), a cor Pantone 2020 promete vir “sem gênero”, podendo ser fortemente utilizada em produções para homens e mulheres.
Além disso, o azul é uma cor que remete à tranquilidade e frescor. Apesar de vir com ares mais sofisticados e sólidos, o Classic Blue tem o aspecto refrescante. Por isso, pode ser o toque suave, moderno e calmante para os looks produzidos pela sua marca.
Em resumo, a cor Pantone 2020:
Agora que você já tem todas essas informações sobre o Classic Blue, é hora de se reunir com sua equipe de criação e buscar formas para aplicá-lo em suas próximas coleções.
Seja qual for o tipo de Moda que você produz, a cor Pantone certamente terá forte influência.
Por aqui, na Multimalhas, temos diversos tons de azul para utilizar em suas produções. Confira!
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